A Nova NB1 e a Tecnologia do Concreto são temas de curso realizado na AREA Jaboticabal

31/03/13

Nova NB1 e Tecnologia do Concreto

A AREA - Associação Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Jaboticabal realizou no dia 31 de março, o curso "A Nova NB1 e a Tecnologia do Concreto". A Norma mãe do concreto foi escrita há 26 anos e reeditada em 2003. Desde 2004 todos os projetos de estruturas armadas de concreto sofreram modificações na especificação e aplicação do material o que modificou e intensificou a participação conjunta dos profissionais responsáveis pelo projeto, execução e Controle bem como sua relação com o Proprietário.
Esta norma também estimulou o uso concomitante e complementar das Normas de Controle e Execução, exigiu a elaboração de documentação comprobatória da qualidade da estrutura e criou a figura do Manual de Uso, Inspeção e Manutenção a ser entregue aos usuários da obra. 
Todas estas especificações foram criadas visando à durabilidade das estruturas bem como a segurança dos usuários.
O curso foi ministrado por Egydio Hervé Neto (Engenheiro Civil pela UFRGS, com formação complementar em Auditoria e Sistemas da Qualidade - pelo INMETRO- e especialista em Tecnologia de Concreto) que abordou temas como: Código de Defesa do Consumidor – Relações entre os profissionais com o Proprietário – Durabilidade e Vida Útil – Critérios estatísticos de segurança para o concreto - Resistência, Módulo de Elasticidade e sua evolução – Dosagem do concreto – Especificação do Concreto – Programa de ensaios de controle entre outros.
Com duração de 8 horas, o curso contou com a participação de engenheiros, arquitetos e profissionais ligados à área de construção civil. Todos receberam certificado de conclusão.