AREA Jaboticabal realiza palestra sobre adoção de Energia Solar

11/11/2015

Palestra sobre Energia Solar

A AREA – Associação Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Jaboticabal trouxe para a cidade, a palestra “Energia Solar – Geração Fotovoltaica”, com o Engenheiro Eletricista Humberto Vaz Russi.
O encontro aconteceu na noite de 11 de novembro e reuniu associados da AREA, empresários e público interessado na geração de energia solar, recurso que promete ser, juntamente com a energia eólica, a grande solução do futuro para a questão.  
“Se temos o sol, geramos energia. Não há dependência de mais nada! E aí está a viabilidade”, afirmou Humberto.  
O potencial brasileiro e do próprio estado de São Paulo ainda são subutilizados, mas o engenheiro trouxe dados sobre a movimentação na área de pesquisa e legislativa que prometem avanços. “O estado de Minas Gerais é o que mais produz energia através da geração fotovoltaica. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro; e São Paulo vem em terceiro, sendo que aqui, estamos em uma região privilegiada”, pontuou.  
A instalação do sistema para geração de energia elétrica por meio de energia solar ainda tem um custo considerado alto. Mas, mesmo assim, em médio prazo, é possível recuperar o investimento. Uma das curiosidades dessa prática é quando a energia produzida supera a que é consumida. Nestes casos, a residência ou empresa passa a alimentar a rede da distribuidora gerando créditos para consumo futuro.  
O assunto despertou o interesse resultando no sucesso da palestra, realização da AREA Jaboticabal, CREA-SP, Aliança Engenheiros Associados, Eng Energia Solar  e Carnevalli Engenharia e Consultoria.  
“Foi uma palestra excelente e, com certeza, outras virão”, afirmou Pedro Alessandro Iughetti, Engenheiro Eletricista presidente da AREA Jaboticabal.