AREA Jaboticabal realiza palestra sobre nova norma brasileira em acessibilidade

19/11/2015

AREA Jaboticabal realiza palestra sobre nova norma brasileira em acessibilidade

Na tarde de quinta-feira, 19 de novembro, a AREA trouxe para Jaboticabal o Arquiteto Eduardo Ronchetti, em palestra que reuniu engenheiros, arquitetos e técnicos para interação sobre a NBR 9050/15 que prevê novos padrões de acessibilidade em construções.

“A acessibilidade parece simples, mas tem um conceito profundo de garantir autonomia e conforto para todas as pessoas. É necessário ir além da norma técnica e compreender a necessidade da pessoa. A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência afirma que a deficiência não está na pessoa, mas nas barreiras e atitudes que impedem a plena e efetiva participação dessa pessoa na sociedade em igualdade de oportunidade com as demais”, pontua Eduardo Ronchetti

O presidente da AREA Jaboticabal, o Engenheiro Eletricista Pedro Alessandro Iughetti, lembrou a importância do assunto já que o conceito de acessibilidade está sempre em evolução e as exigências técnicas acompanham o trabalho dos profissionais ligados à associação.

“Vamos programar um curso sobre acessibilidade para o ano que vem. A AREA tem priorizado a formação continuada de nossos associados, e esse assunto é indispensável”, disse Pedro.

Entre outros dados trazidos pelo Arquiteto Eduardo Ronchetti, está o fato de que, se uma edificação não incluir o atendimento da necessidade de gestantes, crianças, obesos, deficientes e idosos, estará excluindo 70% da população. “Isso sem contar os acompanhantes! Esse é um dado que reforça a importância da norma, e, mais ainda, de compreender e corresponder às necessidades das pessoas.”, finalizou.