Palestra do Corpo de Bombeiros na AREA esclarece público sobre novas normas de segurança

2013-06-12

AREA recebeu aproximadamente 50 pessoas para a palestra com o 1º Sgt.PM Mauro de Oliveira Cardoso

Na noite de segunda, dia 10 de junho, a AREA – Associação Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Jaboticabal recebeu aproximadamente 50 pessoas para a palestra com o 1º Sgt.PM Mauro de Oliveira Cardoso.  O presidente da AREA, Pedro Iughetti agradeceuo atendimento imediato por parte do Corpo de Bombeiros, ao convite feito.

O tema, o Decreto nº 56.819/2011, despertou o interesse e vários questionamentos. Com o evento, a AREA abriu a possibilidade de profissionaisde vários segmentos e leigos tirarem suas dúvidas.

“Para estudar esse regulamento na íntegra, precisaríamos de pelo menos uns seis meses de curso. São muitos detalhes, 42 Instruções Técnicas e, sempre que se discute o regulamento de segurança contra incêndio, há muita controvérsia”, reconheceu Sgt. Mauro.

Segundo o profissional, o cumprimento do decreto diminuiu as ocorrências de incêndios. E, se consideram o regulamento do Estado de São Paulo muito exigente, por outro lado, é o mais copiado na formulação de legislação em outros estados.

As exigências de segurança variam de acordo com o uso, a altura e a área da edificação. “Qual é a medida a ser implantada? O decreto responde. Como fazer, como executar essa medida? As Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros respondem”, definiu o militar.

São inúmeros detalhes e equipamentos que não podem passar despercebidos e que serão indispensáveis para que, após a vistoria, o prédio receba o alvará. Apenas para citar os mais comuns: sinalização, extintores, rotas de fuga, controle de material de acabamento e revestimento, detecção e alarme.

“Quando, por questões financeiras, há a negativa em atender as normas de segurança, eu sempre pergunto: ‘quanto vale a sua vida’? As pessoas acham caro, relutam em atender, e esquecem que é a vida que está em jogo. A vida delas e de milhares de pessoas se for um local onde haja a reunião de grande público”, alertou Sgt. Mauro.


Assessoria de Imprensa AREA